Evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) do Estado, faz parte do programa Cidade Legal

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) participou, nesta quarta-feira (24), de duas cerimônias de entrega de títulos de regularização fundiária, nos municípios de Piedade e Itapetininga. 

Os eventos, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), contaram com a presença do secretário da pasta, Marcelo Branco, além de outras autoridades.  

“Sabemos que o povo de São Paulo é muito trabalhador, que fez, com muito esforço, a sua casa e tem sua moradia hoje. Estamos reconhecendo este esforço. Aquilo que foi suor durante uma vida, o Governo do Estado reconhece e vai dar hoje o título. Portanto, ninguém mais pode tomar a propriedade de vocês que estão recebendo este documento. Trabalhamos para o desenvolvimento, mas também pensando na vida pessoal de cada um. Esse título transforma vocês, perante a lei, em proprietários de fato. É um momento muito feliz para nós”, disse Marcelo Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Pretendemos entregar mais de 200 mil títulos, sendo que, destes, 81 mil já estão regularizados”, completou.


A entrega faz parte do Programa Cidade Legal e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Ao todo, foram entregues 219 títulos em Piedade e 419 para moradores em Itapetininga. 

Para representar a Agem Sorocaba, estiveram presentes o diretor executivo, Leodir Ribeiro e o diretor adjunto, Octávio Christófano (China). 

No mesmo dia, também foram entregues 100 títulos no município de Ibiúna e 147 em Guareí. A regularização teve o investimento de R$ 4,2 milhões.

Com a regularização, os moradores podem obter o título de propriedade das suas moradias. A partir da emissão do documento, os cidadãos passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis. Além de garantir segurança jurídica, as famílias de baixa renda contam com outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência do bem para filhos ou herdeiros.

O Governador, Tarcísio de Freitas, e o Secretário da SDUH, Marcelo Branco, anunciaram a construção de mais de 40 mil unidades habitacionais no Estado de São Paulo, sendo mais de 2 mil unidades para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

De acordo com a SDUH, serão entregues, para 16 municípios da RMS, 2.003 unidades habitacionais. Sendo, 825 pelo CDHU; 1.122 pelo aporte das Cartas de Crédito Imobiliário (CCI); e 56 pelo Vida Longa. Os municípios contemplados serão: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Botucatu, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Itu, Piedade, Salto, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê e Votorantim.

COMPARTILHAR:
PESQUISAR:

SOBRE NÓS:

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) é uma autarquia estadual - criada através da Lei Complementar nº 1.241, de 8 de maio de 2014 - vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), com sede no município de Sorocaba.
Como órgão de articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos na região de Sorocaba, a agência busca sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre estado e municípios para encontrar soluções aos problemas comuns que afetam toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).