A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem) convida os municípios de toda Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas. Idealizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa, divulgado nesta quarta-feira (12), vai destinar R$ 150 milhões para financiamento de projetos estaduais e municipais orientados ao fortalecimento, aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno.

O Programa Nacional de Segurança nas Escolas foi criado com o objetivo de reduzir a incidência de violências e crimes contra as escolas por meio do fortalecimento de capacidades institucionais e do aparelhamento das instituições de segurança pública envolvidas. O recurso, que virá do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), será ofertado aos estados e municípios com competência constitucional para fazer o patrulhamento ostensivo.

De acordo com o edital de chamamento público, o programa justifica-se pela necessidade de se atuar na prevenção da violência e da criminalidade com a criação, aprimoramento e fortalecimento das patrulhas escolares como também na inteligência e investigação com o fortalecimento das Delegacias Especializadas ou outras ações similares e compatíveis com o objetivo, inclusive com a aquisição de equipamentos para a segurança nos espaços educacionais.

O prazo final para cadastramento de propostas é até dia 3 de maio. Clique aqui para ter acesso ao edital.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

COMPARTILHAR:
PESQUISAR:

SOBRE NÓS:

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) é uma autarquia estadual - criada através da Lei Complementar nº 1.241, de 8 de maio de 2014 - vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), com sede no município de Sorocaba.
Como órgão de articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos na região de Sorocaba, a agência busca sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre estado e municípios para encontrar soluções aos problemas comuns que afetam toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).