Com o objetivo de fomentar o turismo na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) realizou, nesta sexta-feira (28), uma apresentação sobre o Projeto Enoturismo – Rotas do Vinho no Estado de São Paulo.

Participaram do evento os secretários e representantes, das pastas de Turismo e Desenvolvimento, dos municípios da região.

A apresentação foi realizada pelo diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro, que explicou que a cultura, o vinho e o turismo são indissociáveis. De acordo com Leodir, hoje, os turistas procuram nas suas experiências de viagens além do vinho, a cultura da região visitada.

“Historicamente, a nossa região teve papel fundamental no desenvolvimento da vitinicultura no Estado de São Paulo. Agora, com esse projeto do governo Tarcísio de Freitas, é fundamental a participação de todos os municípios, entidades e a iniciativa privada, divulgando o que temos de melhor nessa área, fomentando o crescimento econômico na nossa região”, declarou.

A ideia do projeto é criar uma organização representativa dos poderes público e privado, da sociedade e dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar, acompanhar e gerir o processo de fortalecimento do turismo na região e na Rota do Vinho.

O projeto do Governo do Estado de São Paulo deve incentivar o enoturismo no estado; impulsionar melhores condições para o desenvolvimento local e regional; colaborar na organização da estrutura para o enoturismo; colaborar na organização da estrutura para o enoturismo; promover a interação do enoturismo com outros atrativos turísticos; e promover ambiente favorável para o desenvolvimento da cadeira vitivinícola.

COMPARTILHAR:
PESQUISAR:

SOBRE NÓS:

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) é uma autarquia estadual - criada através da Lei Complementar nº 1.241, de 8 de maio de 2014 - vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), com sede no município de Sorocaba.
Como órgão de articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos na região de Sorocaba, a agência busca sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre estado e municípios para encontrar soluções aos problemas comuns que afetam toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).