Evento reuniu prefeitos e lideranças regionais para debater estratégias de crescimento para os municípios da RMS
O município de Boituva sediou, na última sexta-feira (22), a 38ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O encontro contou com a presença de prefeitos da região, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas, com foco em iniciativas estratégicas para o fortalecimento e desenvolvimento integrado dos municípios que compõem a RMS.
A reunião foi conduzida pelo diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), Leodir Ribeiro, na presença do presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMS e prefeito de São Roque, Guto Issa, e do prefeito de Boituva e anfitrião do evento, Edson Marcusso.
Entre os principais pontos da pauta estiveram a aprovação da ata da 37ª Reunião do Conselho, e uma série de apresentações técnicas voltadas ao aprimoramento da gestão pública municipal. Foram discutidos temas como “Monitoramento e Captação de Recursos para municípios”, com Dr. Guilherme Santos, do Instituto de Relações Governamentais de Brasília/DF – Civitas; “Atuação na organização de concursos públicos e processos seletivos, bem como do projeto social ‘Gestão Escolar Digital’, voltado à melhoria de indicadores educacionais por meio de inteligência artificial”, com Sr. Paulo Guilherme Júnior, do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social ‘Nosso Rumo’; “Tecnologia e Inovação focadas no aumento da arrecadação e na cobrança da dívida ativa”, com Sr. Rafael Setrak, da empresa uGet; além da apresentação do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), com entrega dos produtos cartográficos, mapeamento habitacional na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e a adesão ao Sistema de Informação Metropolitana e Municipal (SIMM), realizada por Sr. Márcio Quedinho, do IGC de São Paulo.
Para o diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro, a reunião representa um importante avanço no alinhamento entre os municípios da região. “Reunir os prefeitos e as lideranças regionais para discutir pautas estratégicas como essas é essencial para que possamos avançar de forma coordenada e eficiente. A integração entre os municípios, aliada à inovação e à busca por recursos e soluções inteligentes, é o caminho para o desenvolvimento sustentável da nossa região metropolitana”, destacou.
A Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMS acontece de forma periódica e tem como objetivo fomentar o diálogo entre os gestores municipais e propor ações conjuntas em áreas como mobilidade, habitação, saúde, educação, tecnologia e desenvolvimento econômico.